1926 -1946:
· Esse é o período no qual os cientistas acreditam que o HIV passou de macacos para humanos. Há discordâncias. Alguns cientistas acreditam que possa ter ocorrido antes.
1959:
· Um homem morre em Kinshasa, no Congo (ex-Zaire), de AIDS. È o primeiro caso comprovado no mundo, diagnosticado pelo sangue estocado.
1971:
· No México, é organizado o primeiro grupo de defesa de gays e lésbicas da América Latina, com a publicação de um boletim homossexual.
1981:
· O Jornal The New York Times, publica a primeira matéria contando a existência de consistentes patologias entre homossexuais, um “câncer gay”.
· O Jornal do Brasil reproduz a matéria.
1982:
· É dado o nome de GRID ( Gay - Related Immune Deficiency) para descrevera a nova síndrome.
· A síndrome é renomeada para AIDS ( Acquired Immuno Deficiency Syndrome).
· Durante o ano são identificados três modos de transmissão: sangue, mãe para filho e relação sexual.
1983:
· O Instituto Pasteur, na França, acredita que isolou um novo vírus, que causa a AIDS. O vírus foi chamado de LAV (Lymphadenopathy-associated virus)
1984:
· O governo norte-americano anuncia que o Dr. Robert Gallo, do Instituto Nacional do Câncer, isola um retrovírus que causa a AIDS. O vírus foi chamado de HTLV-III.
· A AIDS é declarada uma doença notificável nos EUA
· Em São Francisco , EUA, são fechadas todas as saunas.
· Morre o escritor Francês Michel Foucalt aos 58 anos.
· Morre o comissário de bordo canadense Gaetan Dugas, por algum tempo considerado como o "paciente zero", a pessoa que "trouxe" a Aids para os EUA
1985:
· O primeiro teste de detecção para o HIV fica disponível nos EUA
· Morre o ator Rock Hudson, em outubro.
· Morre Ricky Wilson, guitarrista da banda de rock B-52’s.
1986:
· Um comitê internacional avalaia e declara que LAV e HTLV-III são um mesmo vírus. Um novo nome é dado: HIV (Human Immunodeficiency Vírus).
1987:
· O AZT é aprovado como medicamento para AIDS.
· O Presidente do Zâmbia comunica que seu filho morreu de AIDS.
· Os EUA aprovam uma legislação que proíbe a entrada no país de pessoas HIV positivas.
· Fundado em março, em Nova Iorque, o grupo ACT UP (AIDS Coalition to Unleash Power).
· Norine Kaleeba funda, em Uganda, a organização TASO (The AIDs Support Organization), uma das primeiras e uma das maiores ongs africanas, criada para oferecer apoio e assistência para pessoas com HIV/AIDS.
· Em São Francisco, Estados Unidos, é feito o primeiro painel para o “AIDS Memorial Quilt” (Names Project) , conhecido no Brasil como Projeto Nomes.
· A OMS reporta, novembro que o número total de casos notificados no mundo é de 62.811 casos de AIDS.
1988:
· Estabelecimento, pela OMS, do 1º de Dezembro, como o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.
1989:
· A OMS divulga que o número total de casos de AIDS em todo o mundo é de 203.599.
1990:
· A OMS reporta o total de 307 mil casos de AIDS, oficialmente notificados em todo o mundo.
· É estabelecido em Kampala, Uganda, “The AIDS Information Center”, o primeiro programa na África, a oferecer teste voluntário e aconselhamento em HIV.
1991:
· O jogador norte americano, Magic Johnson, comunica que é soropositivo.
· Morre, Freddie Mercury, cantor do grupo de Rock Queen, aos 45 anos, menos de 24 horas de oficializar que tinha AIDS.
· Lançado mundialmente o ddI como um novo inibidor de transcriptase reversa.
· O laço vermelho é lançado como um símbolo internacional de conscientização a AIDS.
· A Organização Mundial de Saúde anuncia que 10 milhões de pessoas estão infectadas pelo vírus HIV no mundo.
1992:
· O FDA aprovou o uso de ddC em combinação com o AZT para tratamento de infecções avançadas de AIDS, marcando com sucesso a primeira terapia de combinação de drogas no tratamento da AIDS.
·A França condena 3 oficiais do departamento de saúde pela distribuição de produtos derivados de sangue em 1985 infectados com HIV, levando à infecção centenas de pacientes receptores de transfusão.
· Morre Isaac Asimov, escritor de ficção científica, vítima da AIDS contraída em 1989 através de uma transfusão sanguínea durante uma cirurgia cardíaca.
1993:
· O Estudo Concorde conclui que AZT não é uma terapia útil para as pessoas HIV+ que inda não desenvolveram sintomas.
· Morre o bailarino russo Rudolf Nureyev.
· Morre o tenista americano Arthur Ashe.
· Morre Ray Gillen , vocalista da banda Badlands.
1994:
· Morre, em fevereiro, o jornalista Randy Shilts, autor de "And the band played on", editado na década de 80, e traduzido para o português, em 1990, como "O prazer com o risco de vida". O livro de Shilts foi um dos primeiros relatos sobre a forma como a AIDS afetou a comunidade gay norte-americana.
· O ator Tom Hanks ganha o Oscar pelo papel de um homossexual com AIDS no filme "Philadelphia".
· O estudo ACTG076 mostra uma redução do risco de transmissão da mãe para o bebê.
· Começa a ser estudado um novo grupo de drogas para o tratamento da infecção, os inibidores de protease.
· Realização em Paris, em dezembro, do “Paris AIDS Summit”, que teve, como uma das propostas, o princípio do GIPA (Greater Involvment of People Living with HIV/AIDS) nas políticas locais, regionasi e globais de AIDS.
1995:
· Aprovado o Saquinavir, o primeiro inibidor de protease.
· Lançados os medicamentos d4T e 3TC.
1996:
· Os coquetéis triplos, incluindo inibidores de protease que impedem a replicação do HIV no corpo, são anunciados na 11ª Conferência Mundial de Aids em Vancouver, Canadá.
·O cientista belga Peter Piot assume como Diretor Executivo da UNAIDS.
· David Ho, importante pesquisador de AIDS, ganha o prêmio “O Homem do Ano” da Revista “Time”.
1997:
· Ano que a UNAIDS reconhece, em sua cronologia dos 20 anos de HIV/AIDS, que o Brasil é o primeiro país em desenvolvimento a distribuir a terapia anti-retroviral através do sistema publico de saúde.
1998:
· Inicia-se nos EUA, o primeiro teste em humanos de uma vacina anti-AIDS.
· Laboratórios multinacionais processam o governo da África do Sul, que havia aprovado uma lei que permitia o país de comprar medicamentos genéricos mais baratos para a AIDS.
· Cientistas copiam a estrutura cristalina da proteína GP120, usada pelo HIV para destruir células do sistema imunológico e atacar o organismo.
· Morre em setembro, em um acidente aéreo , Jonathan Mann.
1999:
· Um chimpanzé chamado Marilyn ajuda a confirmar que o vírus da aids foi transmitido primeiramente para as pessoas através de chimpanzés. Testes genéticos mostram que o HIV é bastante similar ao vírus da imunodeficiência simiana, ou SIV, que infecta os macacos, mas não os deixa doentes.
· O francês Laurent Fabius é julgado por homicídio culposo, por ter protelado o exame de detecção do HIV na França no ano de 1985.
· Começa, na Tailândia, o primeiro teste de eficácia de uma potencial vacina anti-HIV.
· A UNAIDS estima que 33 milhões de pessoas, em todo o mundo, estão vivendo com HIV/AIDS.
2000:
· Cresce a preocupação sobre os efeitos colaterais dos medicamentos anti-retrovirais e com isso, caiu por terra a idéia de "bater cedo e forte" no HIV, com revisão de critérios para inicio do tratamento.
· Ganha força a discussão sobre o acesso aos medicamentos nos países pobres , sobretudo o Continente Africano.
· Relatório da UNAIDS/OMS menciona o número de 36,1 milhões de pessoas com HIV/AIDS em todo o mundo.
2001:
· 5 de março, tendo à frente ativistas em HIV/AIDS, é declarado “Dia Global de ação”, em solidariedade à África do Sul..
· Em abril, as 39 companhias farmacêuticas retiram o processo que moviam contra o governo sul-africano.
· Thabo Mbeki, presidente da África do Sul, ainda nega que o HIV causa a AIDS.
· 32 mil pessoas de 163 países e territórios, assinam a petição " Health Before Wealth", parte da campanha de acesso a medicamentos "Cut the Cost", da OXFAM (The Oxford Commitee for Famine Relief).
· Em dezembro, a Suprema Corte de Pretória determina que o governo sul-africano distribua medicamentos para AIDS para mulheres grávidas visando reduzir a transmissão por Hiv da mãe para a criança.
· Em dezembro o governo sul-africano apela com relação a ordem judicial de distribuir medicamentos para a AIDs para mulheres grávidas.
· Relatório da UNAIDS/OMC menciona o número de 40 milhões de pessoas vivendo com HIV/AIDS em todo o mundo. O número estimado de mortes em 2001 foi de três milhões de pessoas.
2002:
· É criado o Fundo Global de Luta contra Aids, Tuberculose e Malária a fim de combater as três doenças infecciosas.
· Em um relatório que indica que a epidemia de aids ainda apenas engatinha, a ONU diz que a síndrome vai matar 70 milhões de pessoas nos próximos 20 anos, principalmente na África, a menos que países ricos cooperem com os esforços para conter a disseminação.
2003:
· Eua aprova a venda de Fuzeon (T20), através da Agência Federal para Segurança de Medicamentos e Alimentos (FDA), para adultos e crianças com mais de seis anos de idade.
2005:
· Nelson Mandela anuncia que seu filho, Margatho Mandela, morreu de AIDS.
· A Cruz Vermelha do Canadá assume a culpa pela distribuição, na década de 80, de sangue contaminado. Mais de mil pessoas foram infectadas com o vírus HIV. Pelo menos 20 mil pessoas contraíram hepatite C. O número de mortos chegou a 3 mil. Em 1997, um inquérito criticou a instituição, que administrou os bancos de sangue por duas décadas e foi substituída.
Fonte:
Centro de pesquisas históricas IBVV
Organizado por David Barros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário