sexta-feira, 4 de novembro de 2011

ADOLESCÊNCIA


MUDANÇAS  NA ADOLESCÊNCIA
A adolescência é uma fase da vida em que acontecem muitas mudanças. É certo 

que ao longo de toda a vida o indivíduo experimentará mudanças. Entretanto, na adolescência o processo de amadurecimento biológico, psicológico, sexual e social 
é muito intenso. A fase da adolescência inclui diversos aspectos que serão vivenciados por uma pessoa: mudanças físicas marcantes relacionadas ao amadurecimento sexual do indivíduo; estabelecimento de relações de grupo; desenvolvimento de novas responsabilidades; e construção de valores pessoais relacionados ao seu ambiente social. 
A adolescência é um momento de transição que pode ser difícil e custoso porque o adulto que virá ainda "não nasceu" e a criança que existia ainda "não morreu". É neste espaço entre a infância e a vida adulta que o adolescente constrói sua identidade. Também é uma fase de muitas descobertas, novas emoções e surpresas positivas.
Nenhuma informação pode substituir a experiência, entretanto as informações podem ajudar o adolescente perceber que as mudanças que estão acontecendo com ele, por exemplo, no seu corpo e nas suas relações sociais, são normais nesta etapa da vida.
             


Adolescência e puberdade
A adolescência engloba a segunda década da vida, dos 11 aos 20 anos de idade. Adolescência engloba dois processos distintos, mas que se sobrepõem:
a puberdade e a adolescência.
Puberdade é o nome dado à fase em que ocorrem mudanças físicas que geram o amadurecimento sexual que, consequentemente, tornam a pessoa biologicamente pronta para se reproduzir. 
E adolescência é o nome que se dá a todas as mudanças sociais, psíquicas e emocionais que se referem às pessoas que estão na segunda década da vida.

      As relações vão mudando à medida em que o jovem estabelece sua própria identidade. A partir dessa construção da própria identidade, os conflitos com a família tendem a diminuir. Por isso, o diálogo é fundamental, principalmente na fase que é mais difícil para todos: adolescentes, pais, e irmãos e outros familiares. Além do diálogo, o contato caloroso (a presença física e afetiva, os abraços - tão comuns na fase anterior da infância) devem ser valorizados entre os familiares.
A puberdade é o aspecto biológico da adolescência. A puberdade começa com o aparecimento dos caracteres sexuais secundários (broto mamário, aumento dos testículos, aparecimento dos pelos pubianos) e termina quando o desenvolvimento físico está completo.
É possível determinar uma média de idade em que as mudanças acontecem nos corpos dos adolescentes. Entretanto, existem variações que podem se caracterizar como uma puberdade precoce ou atrasada. Diversos fatores podem levar a tais alterações, entre eles fatores ambientais, situações de stress e intenso desgaste emocional, atividades físicas intensas, algumas substâncias químicas e desnutrição.
Na puberdade acontece o desenvolvimento das gônadas (testículos nos homens e ovários nas mulheres) e desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários, que são aqueles que nos permitem diferenciar os homens e as mulheres, tais como, formato do corpo, desenvolvimento das mamas, crescimento de pelos e timbre da voz.
Os caracteres sexuais secundários masculinos são: a primeira ejaculação; o crescimento do pênis e dos testículos; aparecimento de pelos na zona púbica, nas axilas, no rosto e no peito; crescimento lento e prolongado; aumento dos ombros; voz mais grave.
Os caracteres sexuais secundários femininos são: desenvolvimento das glândulas mamárias; aparecimento de pelos na zona púbica e nas axilas; crescimento rápido e curto; alargamento da bacia; menstruação.
O quadro a seguir mostra o que acontece com os meninos e meninas durante a puberdade. Refere-se ao que acontece com a média dos jovens. Mas não se desespere se perceber alguma diferença, pois cada um tem seu ritmo!



Identidade Pessoal e Cultural
Identidade pessoal tem muito a ver com autoestima também. Quando uma pessoa se vê muito diferente do que as outras pessoas a veem ou quando não está em harmonia com as pessoas à sua volta podem experimentar um sentimento de "batalha" para se tornar apreciado pelos outros. Um aspecto importante da autoestima é saber quem somos e quem acreditamos ser. Desta forma, podemos buscar nosso aperfeiçoamento pessoal, para nos tornarmos pessoas cada vez melhores, não no sentido físico, mas no sentido daquilo que idealizamos como uma pessoa feliz.
O que idealizamos e nossa identidade pessoal, tem muito a ver como o meio social e com as identidades sociais que acessamos. A construção da identidade pessoal se dá na relação de um indivíduo com outros indivíduos, em um contexto social. E existem também as identidades sociais...




Nenhum comentário:

Postar um comentário