quinta-feira, 29 de setembro de 2011

TUCANO-DE-BICO-AMARELO (Ramphastos toco)

     
Características: também conhecido como tucano-toco é a maior espécie de tucano. É grande, robusto, asas curtas e arredondadas. Plumagem é completamente negra, com a garganta, bochechas e penas superiores da cauda brancas, crisso vermelho e uropígio branco. Atinge até 66 cm de comprimento com o bico. Seu enorme bico, com 19 cm de comprimento, de cores brilhantes.O bico é a mais notável característica dos tucanos, útil para apanhar frutos em locais difíceis, descascá-los, intimidar outros animais, perfurar madeira, sondar a lama e impressionar as fêmeas. O bico também é utilizado para jogar frutos um nos outros, durante o ritual de acasalamento. Pesa em torno de 540 g. Não possui dimorfismo sexual. Podem viver até 15 anos.
Habitat: Pantanal, cerrado e Amazônia nas bordas de matas e florestas de terra firme de quase todo o Brasil.
Ocorrência: desde as Guianas, passando pelo Brasil, indo até a Bolívia, Paraguai e Argentina. No Brasil ocorre na região Amazônica, litoral do Amapá, região Central do país e região Sul.
Hábitos: vive em casais, formando bandos de vários indivíduos. É um importante dispersor de sementes das árvores da floresta, pois engole os frutos, digere a parte comestível e depois expele o caroço à alguma distância da árvore mãe. É bom voador e muito bom saltador. Seu vôo é lento. É também planador.
Alimentação: onívoro, alimenta-se de insetos, lagartos, ovos, filhotes de outros pássaros e, principalmente, frutas. Seu hábito alimentar é diurno. Predador voraz de ovos de outras espécies.
Reprodução: ocorre no final da primavera. O ninho é instalado em um oco de árvore, aproveitando buracos já existentes, a uma altura de até 20 m, normalmente entre 6 a 7 m do solo. A fêmea bota de 2 a 4 ovos de coloração branca. Durante o período de reprodução, o casal alimenta-se mutuamente trazendo comida e regurgitando. O casal se reveza na tarefa de chocar os ovos, os quais eclodem entre 16 e 20 dias.
Ameaças: ainda não é uma espécie ameaçada de extinção, entretanto tem sido capturado e traficado para outros países a fim de ser vendido em lojas de animais. Além da caça e do tráfico de animais, outra ameaça é a destruição do habitat.


Nenhum comentário:

Postar um comentário