quinta-feira, 29 de setembro de 2011

SERIEMA (Cariama cristata)


Características: são aves de médio porte, pernaltas de aparência arcaica, com corpo esguio, pescoço longo, um bico muito forte e afiado, asas arredondadas. Mede aproximadamente 90 cm e pesa mais de 1,4 kg. Plumagem cinzenta com ligeira tonalidade parda ou amarelada. Base do bico, o qual é forte e vermelho como as pernas, cresce um feixe de penas eriçadas para adiante, tem o olhar ameaçador.
Habitat:
cerrados, campos sujos e eventualmente em pastagens, sempre ambientes abertos ou semi-abertos secos.
Ocorrência: centro e sul da América do Sul, da Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia ao Brasil central e oriental até o oeste do Mato Grosso, sul do Pará e no Maranhão.
Hábitos: ave terrícola. Prefere correr a voar, na verdade ela não voa, no máximo consegue dar uns planeios curtos. O vôo é muito curto e muito baixo.
Alimentação: onívora. Cobras pequenas e de tamanho médio, inclusive venenosas, são algumas de suas presas e também rãs, aves e seus ovos, lagartos e alguns pequenos mamíferos. Gafanhotos e outros artrópodes, roedores, calangos, lagartixas e outros animais pequenos. Começa sempre a comer a vítima pela cabeça. Não gosta de bicho morto.
Reprodução: seus ninhos,  são construídos em árvores relativamente baixas (uns 4 metros de altura). A construção rudimentar é pouco mais que um monte de gravetos amontoados em grande volume de gravetos fortemente compactados. Os ovos, que quase sempre em número de 2, passam da cor rósea a um esbranquiçado, manchados com linhas e pintas marrons. Os filhotes quando nascem são cobertos por uma penugem escura e permanecem no ninho até crescerem um pouco, quando então descem ao solo. O casal reveza-se no choco, que dura de 26 a 29 dias. O filhote é coberto por longa penugem parda pálida com manchas pardas. Abandona o ninho com 12 dias de idade.
Predadores naturais: onça, jaguatirica ou de uma suçuarana



Nenhum comentário:

Postar um comentário