Características: mede 36 cm de comprimento. Plumagem de cor cinzento-clara na barriga e cinzento-azul na parte superior. A cabeça é negra e possui plumas alongadas na nuca. As asas têm lustro metálico com orlas amareladas nas coberturas exteriores. A garganta e o pescoço são brancos, este com manchas pretas.
Habitat: manguezais, lagoas, brejos e outras áreas alagadas.
Ocorrência: da Argentina à Venezuela, no Brasil em todo o território.
Hábitat: vive solitário ou aos casais com outras espécies dos banhados ou pantanais e mangues. São bons voadores e durante o vôo sempre encolhem o longo pescoço, mantendo as pernas esticadas para trás. Ao decolar ou pousar emitem seu som característico.
Alimentação: peixes, insetos, crustáceos, moluscos e pequenos sapos. Para tanto, fica imóvel bem perto da água e, ao avistar a presa, estica o pescoço e a captura.
Reprodução: o ninho solitário ou em pequenas colônias é construído pelo casal a base de gravetos, sobre arbusto ou árvore a uma altura de 1 a 3 m da água. A postura consiste em 3 a 4 ovos de coloração verde-clara, medindo 39 x 29 mm em seus eixos. Ambos incubam e cuidam da prole. Os filhotes são nidícolas, nascem nus e após 6 semanas deixam o ninho.
Ameaças: destruição do habitat, caça e poluição.
|
Divulgação de trabalhos feitos pelos alunos da escola Estefana Centurion Gambarra.
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
SOCOZINHO (Butorides striatus)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário