quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

DIA DA FAMÍLIA (08 de Dezembro)



8 DE DEZEMBRO

A família é merecedora de uma data comemorativa. Em razão da sua importância para a vida de todos, o dia 08 de dezembro foi criado pelo governo federal, para que estas pudessem ter um dia para se reunir.
A família é o primeiro contato de uma criança, suas relações com outras pessoas, onde aprende a se comportar bem, como respeitar ao seu próximo. É na família que devemos encontrar amor, carinho e proteção, porém não é isso que acontece sempre.
Família – diversão e união

Algumas crianças são maltratadas em suas casas, por seus pais e irmãos e, não suportando o sofrimento, fogem e vão morar nas ruas, vivem solitárias, passam frio, fome e outras necessidades.
Hoje em dia os modelos familiares mudaram muito, existem famílias de pais divorciados, famílias de pais solteiros, famílias onde os avós tomam conta dos netos, enfim, uma grande variedade. Mas essas diferenças não impedem que as pessoas sejam felizes e que se tratem com respeito, consideração, amor, carinho e atenção, valores que mantém os laços de afetividade bem definidos dentro do grupo.
Cada um deve viver sem se preocupar com a estrutura familiar das outras pessoas, nem com a estrutura econômica, pois essas comparações podem causar intrigas que afastam os familiares. Cada um deve viver com aquilo que tem, da maneira que pode e consegue.
As pessoas devem sempre procurar manter uma relação de amizade e respeito com todos de sua família, fazendo reuniões para encontrarem, conversarem e se divertirem de forma agradável. Visitar a casa dos avós, bisavós, tios e primos também é uma forma saudável de convivência familiar, pois torna as pessoas mais unidas, mais amigas umas das outras.

O padrão de família no Brasil apresentou algumas mudanças nas últimas décadas do século XX. Dentre essas, se destacam:
Queda substancial do tamanho da família;
Aumento do número de famílias do tipo mulheres sem cônjuge com filhos;
Aumento do números de famílias cujas pessoas de referência são mulheres.
Família na definição do IBGE
Família - Conjunto de pessoas ligadas por laços de parentesco, dependência doméstica ou normas de convivência, todos residentes na mesma casa;
Família unipessoal - pessoa que mora sózinha em uma casa
Famílias conviventes - são aquelas famílias compostas por, no mínimo, duas pessoas cada uma, que residam na mesma unidade domiciliar (domicílio particular ou unidade de habitação em domicílio coletivo).
Relação de dependência doméstica - é a relação estabelecida entre a pessoa de referência e os empregados domésticos e agregados da família;
Normas de convivência - são as regras estabelecidas para o convívio de pessoas que moram juntas, sem estar ligadas por laços de parentesco ou dependência doméstica. Por sua vez, as "famílias conviventes"
Pessoas de referência da família - Pessoa responsável pela família , ou assim considerada pelos demais membros.
Nas duas últimas décadas houve uma queda substancial do tamanho da família.
O tamanho da família brasileira diminuiu em todas as regiões: de 4,3 pessoas por família em 1981, chegou a 3,3 pessoas em 2001. O número médio de filhos por família é de 1,6 filhos.
Em 2002, o número médio de pessoas na família se manteve o mesmo em quase todas as regiões e por isso a média para o país se manteve em 3,3 pessoas, segundo a Síntese de Indicadores Sociais 2003. O número médio de filhos apresentou uma diferença mínima em relação do ano anterior: de 1,6 para 1,5 filhos na família em domicílios particulares. Veja abaixo o gráfico da situação em 2001:
Dia da Família
Dia da Família
Dia da Família
Aumentou o número de famílias do tipo mulheres sem cônjuge com filhos.
Mas ainda predomina o padrão histórico de família, casal com filhos. Veja o gráfico abaixo.
Dia da Família
O novo padrão de família, mulheres sem cônjuge com filhos, definiu-se mais claramente no Norte e Nordeste durante os anos 90.
Norte
20,4% das famílias eram famílias de mulheres sem cônjuge com filhos
Nordeste
18,5% das famílias eram famílias de mulheres sem cônjuge com filhos
Veja no gráfico:
Dia da Família
Porém, esse novo padrão apresentou, no mesmo período (1992-1999), um crescimento relativo maior no Sudeste e no Centro-Oeste.
O último Censo Demográfico revelou que entre 1991 e 2000 aumentou o número de famílias no Brasil, passando de 37,5 para 48,2 milhões. Porém, o tamanho dessas famílias diminuiu. Em 2000, uma família tinha 3,5 componentes, em média, mas esse número já foi bem maior no passado.
Que tal você conhecer um pouco mais sua família e as de seus amigos? Você pode começar escolhendo quais informações quer saber. Uma dica: você pode fazer uma lista com as pessoas de cada família e ver a idade de cada uma delas, o sexo, até que série estudaram, se trabalham... E, ao final da pesquisa, você vai saber, por exemplo, quais famílias têm mais homens ou mulheres, quantas pessoas trabalham e se as crianças estudam.
Fonte: www.ibge.gov.br
Equipe Escola Kids

Nenhum comentário:

Postar um comentário