Este vídeo mostra os problemas sociais e ambientais criados como consequência do nosso hábito consumista, apresenta os problemas deste sistema e mostra como podemos revertê-lo, porque não foi sempre assim.
Divulgação de trabalhos feitos pelos alunos da escola Estefana Centurion Gambarra.
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
NATAL (sua origem)
História do Natal
O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.
As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.
Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.
No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.
O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino.
Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.
A roupa do Papai Noel
Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
FORMANDOS 2011 ESTEFANA
Oração da FORMATURA
Gabriel Chalita
Chegou o grande dia, Senhor, chegou o dia da despedida. Do troféu. O troféu é o nosso diploma. Galgamos o cume de um monte de onde se descortinam vários caminhos. Caminhos que serão percorridos de acordo com a vocação e as escolhas de cada um. Chegou o dia do fim. O dia do começo.
E, como em todas as formaturas é dia de gratidão. Gratidão a ti meu, Deus. Autor da vida e de tudo o que existe. Gratidão aos pais, professores, funcionários, amigos. E todas essas pessoas que foram afinando as vozes para que o corpo pudesse entoar sua canção. A canção esta pronta. É só começar o espetáculo. A cada espaço de tempo, um sinal era tocado para que as pessoas se preparassem para o momento da estréia. A estréia é hoje. Tudo já foi ensaiado. É claro que sempre falta um detalhe aqui ou ali. Mas tudo está pronto para começar. E a vida aguarda os novos artistas. E o mundo está sedento do talento desses jovens que saem da gruta sem medo de enfrentar as feras que surgiram pelo caminho. Estão armados. Porque ter medo? Armados de valores,de conhecimento, de amor. Armados para derrotar o que deve ser derrotado e fazer tremular, no mais alto mastro, a bandeira da vida, iluminada com o sinal da paz.
O tempo passou rápido demais. No começo, movia-se devagar. Os primeiro dias. Os primeiros contatos, tudo era novidade. Cada novo momento parecia difícil de ser aprendido. As notas foram ganhando sonoridade. O som agradável foi contagiando toda a escola. E os estudantes foram crescendo, tal qual aurora que todos os rincões do mundo. E essa luz que vinha das conversas, dos risos, das pequenas discussões que faziam da escola um espaço de magia. E todo o reino era tomado por um sentimento único de esperança. Alias, no reino encantado da escola, os príncipes e princesas tem o dever de ensinar a sonhar. Apenas isso e nada mais. E isso já é o bastante.
O sonho está mais vivo do que nunca neste dia. A caverna já cumpriu sua missão. Não é possível mais viver em seus seguros espaços. É preciso sair para o mundo. É preciso deixar na caverna tantos momentos lindos que marcaram nossa história.
Toda cumplicidade dos maestros que lá estavam e que anunciavam a luz que nos aguardava. É preciso levar da caverna os sentimentos corretos. A determinação de não nos acomodarmos com o que esta acontecendo de errado. Aprendemos que nunca deveríamos negligenciar os nossos valores, os nossos ideais. E seremos fieis a essa vocação.
Hoje é o dia da formatura. E a emoção desse dia tem de ser um marco que nos proteja do crime da acomodação e da apatia. Que a juventude que temos seja eterna, e que desejo de mudar o mundo saia da utopia e habite a realidade. Esta é a nossa oração. Este é nosso interno amoroso. Estamos prontos. Saudosos de um passado recente. Mas prontos. Podem abrir as cortinas. O espetáculo vai começar. Proteja-nos, Senhor nesta e em todas as nossas apresentações. Não podemos desanimar.
Assim seja!
NOSSOS PARABÉNS A TODOS OS FORMANDOS (9º ANO A, 9º ANO B, 9º ANO C, 3º ANO A, 3º ANO B e 3º ANO C) DA ESCOLA ESTEFANA
Votos de:
Márcio Marques Rosa & Vania Maria Zanqueta
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
REFLEXÃO PARA VIDA....NESTE FINAL DE ANO!!!
É preciso a certeza de que tudo vai mudar;
É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós:
onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão.
O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração;
Pois a vida está nos olhos de quem sabe ver ...
Se não houve frutos, valeu a beleza das flores.
(HISTÓRIA DA HIGIENE) QUE SUJOS ERAM NOSSOS TATARAVÓS!!!!
O escritor Sandor Marai, nascido em 1900 numa família rica do Império austro-húngaro, conta em seu livro de memórias "Confissões de um burguês" que durante sua infância existia a crença de que "tomar muito banho não era nada bom já que a pele das crianças ficava muito macia".
Naquela época então, a banheira era um objeto mais ou menos decorativo que era usada para guardar trastes e que recobrava sua função original somente um dia ao ano, o de São Silvestre. Os membros da burguesia dos fins do século XIX só tomavam banho quando estavam doentes ou iam se casar. Esta mentalidade, que hoje resulta impensável, era habitual até há bem pouco tempo, os franceses que o digam. E mais, se vivêssemos no século XVIII, tomaríamos banho uma só vez em toda a vida, empoaríamos os cabelos em lugar de lavá-los com água e xampu, e teríamos que ter bastante cuidado para não pisar nos excrementos espalhados pelas ruas.
Naquela época então, a banheira era um objeto mais ou menos decorativo que era usada para guardar trastes e que recobrava sua função original somente um dia ao ano, o de São Silvestre. Os membros da burguesia dos fins do século XIX só tomavam banho quando estavam doentes ou iam se casar. Esta mentalidade, que hoje resulta impensável, era habitual até há bem pouco tempo, os franceses que o digam. E mais, se vivêssemos no século XVIII, tomaríamos banho uma só vez em toda a vida, empoaríamos os cabelos em lugar de lavá-los com água e xampu, e teríamos que ter bastante cuidado para não pisar nos excrementos espalhados pelas ruas.
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
JOGO DO QUADRADO
Teste seu QI nesse jogo viciante.Você precisa libertar o quadrado vermelho,girando os quadrados.A dificuldade vai aumentando a cada nível.Use as teclas A/D para movimentar.
domingo, 11 de dezembro de 2011
sábado, 10 de dezembro de 2011
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
FOTOS DE FELINOS
Os felídeos constituem uma família de animais mamíferosdigitígrados, da ordem dos carnívoros , dos quais o mais conhecido é o gato. Também são conhecidos por felinos.
VEJA FOTOS FOFAS DE "GATINHOS".!!!!!!!!!
http://zooanimal.hdfree.com.br/felinos.htm
VEJA FOTOS FOFAS DE "GATINHOS".!!!!!!!!!
http://zooanimal.hdfree.com.br/felinos.htm
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
DIA DA FAMÍLIA (08 de Dezembro)
8 DE DEZEMBRO
A família é merecedora de uma data comemorativa. Em razão da sua importância para a vida de todos, o dia 08 de dezembro foi criado pelo governo federal, para que estas pudessem ter um dia para se reunir.
A família é o primeiro contato de uma criança, suas relações com outras pessoas, onde aprende a se comportar bem, como respeitar ao seu próximo. É na família que devemos encontrar amor, carinho e proteção, porém não é isso que acontece sempre.
Família – diversão e união
Algumas crianças são maltratadas em suas casas, por seus pais e irmãos e, não suportando o sofrimento, fogem e vão morar nas ruas, vivem solitárias, passam frio, fome e outras necessidades.
Hoje em dia os modelos familiares mudaram muito, existem famílias de pais divorciados, famílias de pais solteiros, famílias onde os avós tomam conta dos netos, enfim, uma grande variedade. Mas essas diferenças não impedem que as pessoas sejam felizes e que se tratem com respeito, consideração, amor, carinho e atenção, valores que mantém os laços de afetividade bem definidos dentro do grupo.
Cada um deve viver sem se preocupar com a estrutura familiar das outras pessoas, nem com a estrutura econômica, pois essas comparações podem causar intrigas que afastam os familiares. Cada um deve viver com aquilo que tem, da maneira que pode e consegue.
As pessoas devem sempre procurar manter uma relação de amizade e respeito com todos de sua família, fazendo reuniões para encontrarem, conversarem e se divertirem de forma agradável. Visitar a casa dos avós, bisavós, tios e primos também é uma forma saudável de convivência familiar, pois torna as pessoas mais unidas, mais amigas umas das outras.
O padrão de família no Brasil apresentou algumas mudanças nas últimas décadas do século XX. Dentre essas, se destacam:
Queda substancial do tamanho da família;Aumento do número de famílias do tipo mulheres sem cônjuge com filhos;Aumento do números de famílias cujas pessoas de referência são mulheres.
Família na definição do IBGE
Família - Conjunto de pessoas ligadas por laços de parentesco, dependência doméstica ou normas de convivência, todos residentes na mesma casa;Família unipessoal - pessoa que mora sózinha em uma casaFamílias conviventes - são aquelas famílias compostas por, no mínimo, duas pessoas cada uma, que residam na mesma unidade domiciliar (domicílio particular ou unidade de habitação em domicílio coletivo).Relação de dependência doméstica - é a relação estabelecida entre a pessoa de referência e os empregados domésticos e agregados da família;Normas de convivência - são as regras estabelecidas para o convívio de pessoas que moram juntas, sem estar ligadas por laços de parentesco ou dependência doméstica. Por sua vez, as "famílias conviventes"Pessoas de referência da família - Pessoa responsável pela família , ou assim considerada pelos demais membros.
Nas duas últimas décadas houve uma queda substancial do tamanho da família.
O tamanho da família brasileira diminuiu em todas as regiões: de 4,3 pessoas por família em 1981, chegou a 3,3 pessoas em 2001. O número médio de filhos por família é de 1,6 filhos.
Em 2002, o número médio de pessoas na família se manteve o mesmo em quase todas as regiões e por isso a média para o país se manteve em 3,3 pessoas, segundo a Síntese de Indicadores Sociais 2003. O número médio de filhos apresentou uma diferença mínima em relação do ano anterior: de 1,6 para 1,5 filhos na família em domicílios particulares. Veja abaixo o gráfico da situação em 2001:
Aumentou o número de famílias do tipo mulheres sem cônjuge com filhos.
Mas ainda predomina o padrão histórico de família, casal com filhos. Veja o gráfico abaixo.
O novo padrão de família, mulheres sem cônjuge com filhos, definiu-se mais claramente no Norte e Nordeste durante os anos 90.
Norte
Nordeste
18,5% das famílias eram famílias de mulheres sem cônjuge com filhos
Veja no gráfico:
Porém, esse novo padrão apresentou, no mesmo período (1992-1999), um crescimento relativo maior no Sudeste e no Centro-Oeste.
O último Censo Demográfico revelou que entre 1991 e 2000 aumentou o número de famílias no Brasil, passando de 37,5 para 48,2 milhões. Porém, o tamanho dessas famílias diminuiu. Em 2000, uma família tinha 3,5 componentes, em média, mas esse número já foi bem maior no passado.
Que tal você conhecer um pouco mais sua família e as de seus amigos? Você pode começar escolhendo quais informações quer saber. Uma dica: você pode fazer uma lista com as pessoas de cada família e ver a idade de cada uma delas, o sexo, até que série estudaram, se trabalham... E, ao final da pesquisa, você vai saber, por exemplo, quais famílias têm mais homens ou mulheres, quantas pessoas trabalham e se as crianças estudam.
Fonte: www.ibge.gov.br
Equipe Escola Kids
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
CONSCIÊNCIA NEGRA (apresentação do período noturno)
Dia 20/11
Dia da Consciência Negra
No processo da escravidão negra no Brasil, nasceram lideres negros que desenvolveram suas histórias como personalidade que ocuparam espaços na sociedade em prol de lutas e conquistas contra essa escravidão e racismo.
O sofrimento e a dor não foram somente derrotas, mas se somaram a sorrisos e orgulho, principalmente através de sua cultura afro-brasileira, de um povo que criou lideres, ajudaram a construir a historia do Brasil.
A culminância do projeto foi no dia 30/11/2011.
Algumas fotos das apresentações.
Assinar:
Postagens (Atom)