Divulgação de trabalhos feitos pelos alunos da escola Estefana Centurion Gambarra.
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
Dicas de como utilizar o Google Docs como recurso educacional
Segundo o site Portal Marista o Google Docs é um conjunto de softwares livres baseados na Web, que contém processadores de texto, apresentações e um programa de planilhas. O Google Docs permite às pessoas criar documentos online, apresentações e planilhas que qualquer um no grupo pode atualizar a partir de seu computador próprio, até mesmo, ao mesmo tempo. E, uma vez que seus documentos são armazenados de forma segura em servidores do Google, você não precisa se preocupar com a perda de dados a partir de uma falha de disco rígido ou de vírus desagradáveis.
Como utilizar o Google Docs em sala de aula?
Algumas formas que os professores têm usado o Google Docs na sala de aula:
Promover a colaboração em grupo e criatividade por ter o seu grupo de estudantes registrando seus projetos em conjunto em um documento único.
Mantenha o controle de notas, frequência, ou quaisquer outros dados que você ache que precise usar com flexibilidade.
Facilitar a escrita e desenho como um processo, incentivando os alunos a escrever em um documento compartilhado com você. Você pode verificar-se a produção do aluno a qualquer momento, fornecer informações e comentários e ajudá-lo a entender melhor os seus pontos fortes.
Criar quizzes e testes utilizando formulários, os alunos respondem os seus testes e você ainda os recebe de maneira bem ordenada numa planilha.
Encoraje habilidades de apresentação colaborativa;
Colaborar em um documento com seus colegas professores;
Manter a atualização e compartilhar planos de aula ao longo do tempo em um único documento.
(http://marista.edu.br/labin/2010/12/03/google-docs-e-educadores/)
Portantanto, o Google Docs possui enormes potencialidades para a sala de aula, sendo possível, por exemplo, professor e os alunos fazerem trabalhos escolares, partilharem powerpoints, folhas de cálculo, documentos em word e em pdf e uploads de fotografias de forma colaborativa, editá-los em conjunto, corrigir os erros, introduzir melhorias e publicá-los num blog.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário