segunda-feira, 16 de abril de 2012

ELEMENTOS RADIOATIVOS

 APLICAÇÃO DOS ELEMENTOS RADIOATIVOS

Os elementos químicos denominados como radioativos, são aqueles que apresentam o fenômeno da radioatividade, que consiste na emissão de radiação alfa, beta ou gama pelo fato de possuírem instabilidade nuclear (excesso de energia).
Toda e qualquer faixa de radiação transporta energia, e a energia proveniente dos elementos radioativos (radiação) pode ser utilizada com diversas finalidades, dentre as quais podemos citar:

Medicina

 • A medicina nuclear é uma modalidade que realiza diagnóstico e terapia através da radiação emitida por elementos radioativos.
Imagens que permitem avaliar o funcionamento de estruturas e a identificação de algumas patologias podem ser obtidas no serviço de medicina nuclear.
• A radioterapia é uma modalidade médica que realiza terapia através da radiação ionizante emitida por elementos radioativos e outras fontes (acelerador linear).
A irradiação de tecidos lesionados pode proporcionar a cura.
Inspeção

A radiologia industrial é um método de inspeção não destrutivo que utiliza radiação ionizante provinda de elementos radioativos e outras fontes (aparelho de raios x convencional e tomógrafo).
Esse método pode ser aplicado em carros, aviões, pontes, plataformas petrolíferas; em estruturas metálicas com a finalidade de avaliar a homogeneidade das mesmas.

Fissuras podem ser identificadas em estruturas através do uso de fontes radioativas.
Conservação de Alimentos

As radiações ionizantes provenientes de elementos radioativos e de outras fontes (exemplo: aparelho de raios x convencional) podem ser aplicadas com a finalidade de reduzir as perdas naturais causadas por processos fisiológicos e evitar a proliferação de micro-organismos nos alimentos.
A irradiação aumenta o “tempo de vida útil’ dos alimentos


Agricultura e alimentação

Muitos alimentos frescos (carnes, peixes, mariscos, etc.), não podem passar por métodos convencionais de eliminação de bactérias como a pausterização térmica. Sendo assim, para impedir o crescimento de agentes produtores da deterioração, esses alimentos são submetidos a radiações que destroem fungos e bactérias.


Descoberta
 A descoberta dos elementos radioativos ocorreu relativamente recente (1896, por Becquerel) e suas aplicações encontram-se difundidas em diversas áreas de conhecimento.

Algumas Aplicações

* O Urânio 235 usado para construir os reatores nucleares e as bombas atômicas.


* O Hidrogênio 2 dá origem às bombas de hidrogênio.
* O Cobalto 60 é aplicado no tratamento de tumores.
* O rádio  tem grande poder bactericida e sua ação fisiológica acarreta a destruição dos tecidos e a suspensão da mitose, donde diversas aplicações terapêuticas (curieterapia).
* O iodo 131 se emprega para avaliar, por exemplo, a atividade da glândula tireóide, onde o isótopo se acumula.
* O fósforo 32 para identificar tumores malignos oculares, câncer de pele, ou tumores pós-cirurgicos, tratamento de problemas vasculares.

* O cobalto 60 e o césio 137 são usados no tratamento do câncer, para minimizar os prejuízos causados a células vizinhas aos tumores.

* O carbono 14 ajudou a reconstituir a seqüência de eventos pré-históricos e históricos e a determinar a idade de fósseis e restos arqueológicos. Esse processo é útil para revelar a idade de plantas, múmias e fósseis.

* O Tecnécio 99 utilizado no diagnóstico de cérebro, ossos, fígado, rins, musculos e varredura de todo o corpo. Mapeamento ( cintolografia) renal, cerebral, hepato-biliar, pulmonar, óssea, placenta. Diagnóatico do infarto agudo do miocárdio e estudos circulatórios.

* O Samário 153 é aplicado (injetado) em pacientes com matástase óssea, como paliativo para a dor.

*O Ferro 59 diagn´[ostico de má formação das juntas ósseas, diagnósticos de anemias.

* O Mercúrio 197 empregado na varredura dos rins, tumores cerebrais.

Fonte:
http://www.coladaweb.com/quimica/fisico-quimica/isotopos
http://www.alunosonline.com.br/fisica/aplicacoes-dos-elementos-radioativos.html
http://www.alunosonline.com.br/quimica/elementos-radioativos.html
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/aplicacoes-radioatividade.htm

quinta-feira, 12 de abril de 2012

TECIDOS (HISTOLOGIA)

Histologia: estudos dos tecidos

Tecidos: ­ conjunto de células de forma semelhante, unidas por meio de uma substância intracelular especializadas em determinada função.

Tipos de Tecidos

*Tecido epitelial: com células bem juntapostas e ligada entre si por pouca substância intercelular. Reveste o corpo extremamente (epiderme) e os órgãos intermos (serosas e mocosas). Além de revestimento desempenha função secretora, formando glândulas.

 
*Tecido Muscular: com células alongadas que tem capacidade de contração quando estímuladas,  proporcionando movimentos aos órgãos. O tecido muscular é dividido em:
* Tecido muscular não-estriado ou Tecido Liso: (sem estrias transversais e de contração lenta e involuntária). Forma a  musculatura da maioria dos órgãos internos, como o estomago, os intestinos, bexiga urinária eos vasos sanguineos.
    

* Tecido muscular estriado esquelético: (com estrias transversais e de contração rápida e voluntária). Forma a mior parte da musculatura do corpo dos vertebrados. Recobre totalmente o esqueleto e liga-se aos ossos. É conecidopopularmente como carne.
    
   
*Tecido muscular estriado cardíaco: (com estrias transversais e de contração rápida e involuntária).Encontrado apenas no coração. O movimento produzido pelos musculos cardiacos propicia o bombeamento do sangue, fazendo-o circular por todo o organismo.

    

*Tecido Nervoso: suas células tem forma estreladas, os neurônios, quando estimuladas conduzem impulsos nervosos aos músculos e outros órgãos. Forma o sistema nervoso como o cérebro e a medula espinal.



*Tecido Conjuntivo: agrupa grande variedade de tecidos de diferentes funções. A função é unir e dar sustentação dos órgãos do corpo.

 

*Tecido Cartilaginoso: constituído por condrócitos, células mergulhadas em abundante substância intercelular com fibras colágenas e elásticas. É resistente, elástico e flexível. Encontrado no pavilhao da orelha, na extremidade do nariz, nos anéis da traquéia, no osso esterno e nas  articulações dos ossos.
   

*Tecido Adiposo: formado por células que armazenam gordura. A gordura é fonte de energia para o corpo, além de funcionar como isolante como isolante térmico. Encontra-se debaixo da pele e ocupa espaços entre órgãos, protegendo-os contra choques mecânicos.
     

*Tecido Ósseo: constituído de osteócitos, células estreladas mergulhadas em substância intracelular resistente (devido ao colágeno) e rígida (devido a sais de cálcio e fósforo).

   

*Tecido Sanguíneo: formado por células que constituem o sangue. O sangue é composto de diferentes tipos de células. Como:
 * os glóbulos brancos ou leucócitos são as células de defesa contra os microorganismos.



* as hemácias ou glóbulos vermelhos e transportam o gás oxigêneo e o gás carbônico.



 * as plaquetas que participam da coagulação do sangue.




Texto digitado pelas alunas do 8º ano A: Paola Fernanda e Gabriela