quinta-feira, 5 de julho de 2012

DESTAQUES DE CIÊNCIAS 1º SEMESTRE 2012

As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam. George Bernard Shaw

Um ser humano sem dúvidas não evolui.
O questionamento é o primeiro passo para
nos abrirmos para o novo."
Autor: (Roberto Shinyashiki)

DESTAQUES DE CIÊNCIAS
 DA ESCOLA ESTADUAL ESTEFANA CENTURION GAMBARRA
6º ANO A


DESTAQUES DO 1º BIMESTRE

DESTAQUES DO 2º BIMESTRE

7º ANO A

DESTAQUES DO 1º BIMESTRE

DESTAQUES DO 2º BIMESTRE



8º ANO A

DESTAQUES DO 1º BIMESTRE

DESTAQUES DO 2º BIMESTRE


8º ANO B
DESTAQUES DO 1º BIMESTRE

DESTAQUES DO 2º BIMESTRE


9º  ANO A

DESTAQUES DO 1º BIMESTRE

DESTAQUES DO 2º BIMESTRE


9º ANO B

DSTAQUES DO 1º BIMESTRE

DESTAQUES DO 2º BIMESTRE


O DESTINO NÃO É UMA QUESTÃO DE SORTE,
É UMA QUESTÃO DE ESCOLHA.
NÃO É ALGO PELO QUAL SE ESPERA,
MAS ALGO A ALCANÇAR.

PARABÉNS A TODOS OS ALUNOS!!!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 31 de maio de 2012

DISTÚRBIOS ALIMENTARES

Distúrbios alimentares
Os distúrbios alimentares são responsáveis pelos maiores índices de mortalidade entre todos os tipos de transtornos mentais, ocasionando a morte em mais de 10% dos pacientes.
A grande maioria - mais de 90% - daqueles que sofrem de transtornos alimentares são mulheres adolescentes e jovens. Uma das razões pelas quais mulheres dessa faixa etária são mais vulneráveis a esses transtornos é a tendência de fazerem regimes rigorosos para obterem a silhueta "ideal".
Anorexia é o comportamento de recusa da pessoa em se alimentar, por se considerar gorda, apesar de estar bem abaixo (cerca de 15%) do peso considerado adequado à sua idade e altura. Esta recusa está associada a um medo intenso de ganhar peso. Apresentam um distúrbio da imagem corporal que faz com que se percebam como mais gordos do que realmente são. Esse distúrbio não diminui com a perda de peso, fazendo com que o anorético continue insatisfeito com sua aparência apesar do emagrecimento, fixando metas de peso em níveis cada vez mais baixos e podendo utilizar métodos de controle de peso cada vez mais extremos.
FOTOS DE ANOREXIA NERVOSA
Bulimia se caracteriza por episódios recorrentes de comer grandes quantidades de comida em um curto período de tempo (orgias alimentares), seguidos pelo uso de estratégias inadequadas de evitar o aumento de peso como auto-indução do vômito, uso de laxantes e diuréticos e prática de exercícios vigorosos (comportamentos compensatórios). O ataque é tipicamente desencadeado por estados de humor disfóricos, estados ansiosos e fome intensa. Ele pode proporcionar distração de pensamentos desagradáveis; pode reduzir sentimentos de tédio, solidão e tristeza (sendo uma forma de se dar prazer, mesmo que de curta duração) ou pode proporcionar alívio do rigor e monotonia da dieta rígida.
Distúrbio do Comer Compulsivo se assemelha à Bulimia no que se refere à presença das orgias alimentares, mas se diferencia da mesma por não apresentar os comportamentos compensatórios. Apesar do grande desconforto gerado por estes ataques, não há uso regular de vômito ou abuso de exercícios, laxantes e diuréticos. Durante os ataques, também privilegiam alimentos evitados quando em dieta, experimentam diminuição do controle sobre o comportamento alimentares mesmo sem fome, só param de comer quando se sentem desconfortavelmente "empanturrados". Embora eventualmente façam dieta, em sua maioria apresentam obesidade de moderada à grave.

ALGUNS VÍDEOS:
DISTÚRBIOS ALIMENTARES


Onde Encontrar Ajuda no Brasil
Em todo o Brasil, há diversos programas de tratamento de distúrbios alimentares ligados a universidades. Procure em sua cidade. Aqui estão alguns exemplos:
- Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares (IPQ-USP)
Tel.: (11) 3069-6975
- Ambulatórios de Transtornos Alimentares, Universidade Tuiuti (PR)
Tel.: (51) 3331-7208
- Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares (Gota – UFRJ)
Tel.: (21) 2507-0065
- Núcleo de Terapia Cognitiva, Universidade Federal da Bahia
Tel.: (71) 3332-3509
- Programa de Orientação e Assistência aos Transtornos Alimentares (Proata/Unifesp)
Tel.: (11) 5579-1543


FONTES:

terça-feira, 29 de maio de 2012

EXPLICAÇÃO DE COMO ACONTECEU O DESASTRE NUCLEAR DE CHERNOBYL

COMO ACONTECEU O ACIDENTE EM CHERNOBYL?

VÍDEO SUGERIDO PELO ALUNO DO 9º ANO A: DANILO

segunda-feira, 16 de abril de 2012

ELEMENTOS RADIOATIVOS

 APLICAÇÃO DOS ELEMENTOS RADIOATIVOS

Os elementos químicos denominados como radioativos, são aqueles que apresentam o fenômeno da radioatividade, que consiste na emissão de radiação alfa, beta ou gama pelo fato de possuírem instabilidade nuclear (excesso de energia).
Toda e qualquer faixa de radiação transporta energia, e a energia proveniente dos elementos radioativos (radiação) pode ser utilizada com diversas finalidades, dentre as quais podemos citar:

Medicina

 • A medicina nuclear é uma modalidade que realiza diagnóstico e terapia através da radiação emitida por elementos radioativos.
Imagens que permitem avaliar o funcionamento de estruturas e a identificação de algumas patologias podem ser obtidas no serviço de medicina nuclear.
• A radioterapia é uma modalidade médica que realiza terapia através da radiação ionizante emitida por elementos radioativos e outras fontes (acelerador linear).
A irradiação de tecidos lesionados pode proporcionar a cura.
Inspeção

A radiologia industrial é um método de inspeção não destrutivo que utiliza radiação ionizante provinda de elementos radioativos e outras fontes (aparelho de raios x convencional e tomógrafo).
Esse método pode ser aplicado em carros, aviões, pontes, plataformas petrolíferas; em estruturas metálicas com a finalidade de avaliar a homogeneidade das mesmas.

Fissuras podem ser identificadas em estruturas através do uso de fontes radioativas.
Conservação de Alimentos

As radiações ionizantes provenientes de elementos radioativos e de outras fontes (exemplo: aparelho de raios x convencional) podem ser aplicadas com a finalidade de reduzir as perdas naturais causadas por processos fisiológicos e evitar a proliferação de micro-organismos nos alimentos.
A irradiação aumenta o “tempo de vida útil’ dos alimentos


Agricultura e alimentação

Muitos alimentos frescos (carnes, peixes, mariscos, etc.), não podem passar por métodos convencionais de eliminação de bactérias como a pausterização térmica. Sendo assim, para impedir o crescimento de agentes produtores da deterioração, esses alimentos são submetidos a radiações que destroem fungos e bactérias.


Descoberta
 A descoberta dos elementos radioativos ocorreu relativamente recente (1896, por Becquerel) e suas aplicações encontram-se difundidas em diversas áreas de conhecimento.

Algumas Aplicações

* O Urânio 235 usado para construir os reatores nucleares e as bombas atômicas.


* O Hidrogênio 2 dá origem às bombas de hidrogênio.
* O Cobalto 60 é aplicado no tratamento de tumores.
* O rádio  tem grande poder bactericida e sua ação fisiológica acarreta a destruição dos tecidos e a suspensão da mitose, donde diversas aplicações terapêuticas (curieterapia).
* O iodo 131 se emprega para avaliar, por exemplo, a atividade da glândula tireóide, onde o isótopo se acumula.
* O fósforo 32 para identificar tumores malignos oculares, câncer de pele, ou tumores pós-cirurgicos, tratamento de problemas vasculares.

* O cobalto 60 e o césio 137 são usados no tratamento do câncer, para minimizar os prejuízos causados a células vizinhas aos tumores.

* O carbono 14 ajudou a reconstituir a seqüência de eventos pré-históricos e históricos e a determinar a idade de fósseis e restos arqueológicos. Esse processo é útil para revelar a idade de plantas, múmias e fósseis.

* O Tecnécio 99 utilizado no diagnóstico de cérebro, ossos, fígado, rins, musculos e varredura de todo o corpo. Mapeamento ( cintolografia) renal, cerebral, hepato-biliar, pulmonar, óssea, placenta. Diagnóatico do infarto agudo do miocárdio e estudos circulatórios.

* O Samário 153 é aplicado (injetado) em pacientes com matástase óssea, como paliativo para a dor.

*O Ferro 59 diagn´[ostico de má formação das juntas ósseas, diagnósticos de anemias.

* O Mercúrio 197 empregado na varredura dos rins, tumores cerebrais.

Fonte:
http://www.coladaweb.com/quimica/fisico-quimica/isotopos
http://www.alunosonline.com.br/fisica/aplicacoes-dos-elementos-radioativos.html
http://www.alunosonline.com.br/quimica/elementos-radioativos.html
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/aplicacoes-radioatividade.htm

quinta-feira, 12 de abril de 2012

TECIDOS (HISTOLOGIA)

Histologia: estudos dos tecidos

Tecidos: ­ conjunto de células de forma semelhante, unidas por meio de uma substância intracelular especializadas em determinada função.

Tipos de Tecidos

*Tecido epitelial: com células bem juntapostas e ligada entre si por pouca substância intercelular. Reveste o corpo extremamente (epiderme) e os órgãos intermos (serosas e mocosas). Além de revestimento desempenha função secretora, formando glândulas.

 
*Tecido Muscular: com células alongadas que tem capacidade de contração quando estímuladas,  proporcionando movimentos aos órgãos. O tecido muscular é dividido em:
* Tecido muscular não-estriado ou Tecido Liso: (sem estrias transversais e de contração lenta e involuntária). Forma a  musculatura da maioria dos órgãos internos, como o estomago, os intestinos, bexiga urinária eos vasos sanguineos.
    

* Tecido muscular estriado esquelético: (com estrias transversais e de contração rápida e voluntária). Forma a mior parte da musculatura do corpo dos vertebrados. Recobre totalmente o esqueleto e liga-se aos ossos. É conecidopopularmente como carne.
    
   
*Tecido muscular estriado cardíaco: (com estrias transversais e de contração rápida e involuntária).Encontrado apenas no coração. O movimento produzido pelos musculos cardiacos propicia o bombeamento do sangue, fazendo-o circular por todo o organismo.

    

*Tecido Nervoso: suas células tem forma estreladas, os neurônios, quando estimuladas conduzem impulsos nervosos aos músculos e outros órgãos. Forma o sistema nervoso como o cérebro e a medula espinal.



*Tecido Conjuntivo: agrupa grande variedade de tecidos de diferentes funções. A função é unir e dar sustentação dos órgãos do corpo.

 

*Tecido Cartilaginoso: constituído por condrócitos, células mergulhadas em abundante substância intercelular com fibras colágenas e elásticas. É resistente, elástico e flexível. Encontrado no pavilhao da orelha, na extremidade do nariz, nos anéis da traquéia, no osso esterno e nas  articulações dos ossos.
   

*Tecido Adiposo: formado por células que armazenam gordura. A gordura é fonte de energia para o corpo, além de funcionar como isolante como isolante térmico. Encontra-se debaixo da pele e ocupa espaços entre órgãos, protegendo-os contra choques mecânicos.
     

*Tecido Ósseo: constituído de osteócitos, células estreladas mergulhadas em substância intracelular resistente (devido ao colágeno) e rígida (devido a sais de cálcio e fósforo).

   

*Tecido Sanguíneo: formado por células que constituem o sangue. O sangue é composto de diferentes tipos de células. Como:
 * os glóbulos brancos ou leucócitos são as células de defesa contra os microorganismos.



* as hemácias ou glóbulos vermelhos e transportam o gás oxigêneo e o gás carbônico.



 * as plaquetas que participam da coagulação do sangue.




Texto digitado pelas alunas do 8º ano A: Paola Fernanda e Gabriela

quarta-feira, 28 de março de 2012

VULCÃO VESÚVIO

História da cidade romana de Pompéia
Pompéia era uma típica cidade romana, situada próxima ao vulcão Vesúvio (arredores de Nápoles, sul da Itália). No ano de 79, este vulcão entrou em erupção violenta, provocando um forte terremoto e expelindo grandes quantidades de pedras incandescentes, lava vulcânica, poeira e fumaça tóxica.

A cidade de Pompéia foi totalmente coberta e quase toda população morreu soterrada. As cidades vizinhas de Herculano e Stabia também foram atingidas.

No final do século XVIII, a cidade foi redescoberta por um agricultor que, ao trabalhar na região, localizou um muro da cidade. Nos dois séculos seguintes, a cidade foi escavada por arqueólogos. Casas, prédios públicos, aquedutos (sistema de condução de água), teatros, termas, lojas e outras construções foram encontrados. Os arqueólogos acharam também objetos e afrescos (pinturas em paredes) que revelaram importantes aspectos do cotidiano de uma cidade típica do Império Romano.

Porém, o que mais impressionou os pesquisadores foram os corpos petrificados, em posição de proteção, que foram atingidos pelas lavas vulcânicas.

De acordo com Mastrolorenzo, a posição em que as vítimas foram encontradas é uma das provas de que a morte foi instantânea.

Corpos de vítimas de erupção em Pompeia
– Segundo cientistas, vítimas foram mortas por onda de calor








Atualmente, as ruínas do sitio arqueológico de Pompéia são visitadas por milhares de turistas do mundo todo.




 Curiosidades sobre o vulcão
Com 1220 metros de altura, o Vesúvio não entra em erupção desde 1944. Em 1968, chegou a entrar em atividade, mas não expeliu lava. A suspeita levantada por especialistas diz que se ele entrar em atividade novamente mataria milhões de pessoas em apenas alguns minutos.

Os vulcanólogos italianos descobriram que existe uma rocha enorme obstruindo a boca do vulcão, como se fosse uma rolha de garrafa de champanhe. Os pesquisadores acreditam que o Vesúvio libertará uma nuvem super aquecida de cinzas e gases venenosos

Em 1995, o governo italiano formou uma comissão cujo objetivo é traçar um plano de emergência para o caso de o Vesúvio voltar a entrar em atividade. O principal ponto do plano é evacuar 700 mil pessoas que moram nas áreas de maior risco num período de sete dias.

A sua erupção mais intensa ocorreu no dia 24 de agosto do ano de 79, quando o vulcão entrou em erupção e a lava quente cobriu as cidades de Pompeia e Herculano com uma camada de dois metros de espessura. Em seguida, o vulcão lançou cinzas e pedras que formaram outra camada de dez a quinze metros. Entre 20 mil e 30 mil habitantes morreram sufocados pelas cinzas ou sob os tetos das casas que desabavam.

Os documentos históricos dizem que a tragédia do ano 79 aconteceu num tempo relativamente curto. A erupção começou às 13h de 24 de Agosto, quando o Vesúvio expeliu uma nuvem super aquecida. Doze horas depois, com a erupção já teriam morrido milhares de pessoas.


– Esqueleto de uma jovem morta na erupção do Vesúvio no ano 79 d.C. O esqueleto, encontrado nas ruínas de Herculano em 1982, foi chamado de "A Menina dos Anéis" por causa dos anéis de rubis e esmeraldas encontrados nos dedos da sua mão esquerda. Duas pulseiras de ouro e brincos de ouro também estavam ao lado da menina.

– Interior da cratera do Vesúvio.



– As ruínas de Pompeia, com o Vesúvio em segundo plano.