terça-feira, 26 de julho de 2011

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA FÍSICA

O estudo da física está relacionado à várias situações da nossa vida. Desde a Grécia Antiga o homem procura entender o funcionamento das coisas e buscou na ciência estas explicações. Hoje em dia, a física moderna atua em vários ramos da indústria, de tecnologia, de geração de energia entre outros.

Está importante ciência está dividida em várias áreas : mecânica, termologia, óptica, ondas, eletricidade, eletrodinâmica, cinemática e física nuclear.
A Física atua em parceria com outras áreas da ciência como, por exemplo, a 
matemática e a química. Muitos fenômenos físicos só podem ser explicados através de fórmulas matemáticas ou de reações químicas.

Segue abaixo um histórico da evolução da Física:

480 a.C. - O grego Leucipo chega a conclusão de que a matéria de todos os corpos é composta por partículas microscópicas chamadas de átomos.
260 a.C. - O grego Arquimedes descobre que os corpos flutuam, pois deslocam um pouco de líquido para os lados.
1269 - O francês Pèlerin de Maricourt descobre o funcionamento dos dois pólos magnéticos de um 
imã.
1589 - O 
Galileu Galilei, cientista italiano,  chega a conclusão de que todos os corpos caem numa mesma velocidade independente de seu peso. É o princípio da física moderna e da lei de queda livre dos corpos.
1648 - Blaise Pascal faz importantes pesquisas sobre a pressão gerada pelo peso dos gases e da água.
1666 - O pesquisador inglês Isaac 
Newton chega a conclusão que a luz é formada pela junção de várias cores.
1678 - O físico holandês Christiaan Huygens é o primeiro a defender a idéia de que a luz se propaga como se fosse uma onda.
1687 - O físico Isaac Newton publica Princípios Matemáticos da 
Filosofia Natural. Neste livro, Newton define as principais leis da mecânica e demonstra que os corpos se atraem pela força de gravidade.
1752 - O pesquisador norte-americano Benjamim Franklin divulga suas pesquisas sobre raios, demonstrando que existem dois tipos de cargas elétricas, a negativa e a positiva.
1800 - O astrônomo inglês William Herschel faz uma importante descoberta sobre o Sol. O astro emite raios infravermelhos.
1822 - O matemático francês Jean-Baptiste Fourier desenvolve várias fórmulas sobre o fluxo de calor.
1847 - O físico Joule desenvolve a Primeira Lei da Termodinâmica, comprovando que a energia não pode ser criada, nem destruída.
1859 - O físico inglês James Clerk Maxwell  desenvolve a Teoria Cinética dos Gases, demonstra como calcular a velocidade dos átomos de um gás.
1865 - O pesquisador inglês James Clerk Maxwell descobre a força eletromagnética, estudando a ação da energia elétrica e da magnética.
1888 - O cientista alemão Heinrich Hertz produz em laboratório as primeiras ondas de rádio.
1895 - Pesquisas do cientista alemão Wilheim Konrad Röntgen mostra a existência dos raios X.
1900 -  O cientista alemão Max Planck faz pesquisas importantes na campo da Física Quântica. Estes estudos serviram de base para o desenvolvimento da Teoria da Relatividade.
1905 - O cientista alemão 
Albert Einstein  cria a Teoria da Relatividade, onde conclui que o tempo não é absoluto.
1911 -  O físico australiano Ernest Rutherford  observa que quase toda a massa de um átomo se concentra em seu núcleo que é muito duro.
1932 - O físico inglês James Chadwick  descobre a existência o nêutron, uma das partículas que forma o núcleo do átomo junto com o próton.
1939 - Os físico-químicos alemães Otto Hahn e Lise Meitner  realizam experiência onde conseguem fazer a fissão do núcleo do urânio, partindo seu núcleo.
1975 - O inglês Stephen Hawking  conclui que um 
buraco negro pode evaporar, perdendo uma pequena quantidade de massa.
1999 - A física dinamarquesa Lene Vestergaard, consegue reduzir a velocidade da luz, fazendo com que esta ultrapasse uma matéria conhecida como condensado de Bose-Einsten. A velocidade da luz é reduzida em 18 milhões de vezes.
2000 - Cientistas do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares comprovam que é possível tirar partículas subatômicas, os quarks, dos prótons e nêutrons.

O MÉTODO CIENTÍFICO E A FÍSICA

A Física é uma ciência basicamente experimental. O método científico usado pelos físicos talvez possa ser descrito de maneira simples. O cientista olha para a natureza e, observa o fenômeno. Fica curioso em compreendê-lo.Tenta isolar algumas características daquela observação.  Faz algumas hipóteses, isto é, toma como ponto de partida algumas  idéias, baseadas em seu conhecimento prévio do assunto, como ponto de partida. Com base nessas hipóteses,  monta experimentos,. Faz  análises,  medidas., Faz  cálculos. Tenta tirar conclusões genéricas de suas observações, e, com base nessas conclusões, prever o resultado de uma outra experiência. Realiza e compara suas previsões com o resultado medido. Apresenta seus resultados a outros cientistas. Se eles, ao  refazerem as experiências, encontrarem resultados semelhantes e concordarem com as análises, o resultado fica aceito como um resultado científico.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

PESQUISA SOBRE O HÁBITO DO TABAGISMO (3ª ativ google docs)

Esta atividade permite aos alunos vivenciarem a execução de uma pesquisa de opinião, colocando-s na posição de pesquisadores.
O objetivo é fomentar atitudes de investigação e de reflexão sobre as vantagens e desvantagens do tabagismo.
Ao término a discussão em sala, sobre os resultados da pesquisa, deve abordar, delicadamente, a questão de como o ambiente social influencia as decisões das pessoas, sendo que algumas dessas decisões nem sempre contribiuem para o bem-estar e podem ser dificil de ser revertidas, como é o caso do tabagismo.

terça-feira, 12 de julho de 2011

DIETA ALIMENTAR- projeto buriartes 8º A e B

Os alunos dos 8º ano A e 8º ano B, prepararam o projeto para Feira de Ciências - Buriartes, no período vespertino, com o tema Dieta Alimentar, onde trabalharam os seguintes subtemas: * pirâmide alimentar, * IMC, * desperdicios de alimentos, * quantidades de água de alguns alimentos,  * quantidade de proteína de alguns alimentos, *presença de carboidratos na presnça de solução de iodo, ...




FEIRA DE CIÊNCIAS - BURIARTES 2011

Aconteceu no dia 05/07/2011 a Buriartes ou  Feira de Ciências, com a participação dos alunos e professores envolvidos. Onde teve vários trabalhos sendo apresentados, dentre eles:
* motor elétrico
* fervendo água na seringa
* plantas tóxicas
* plantas medicinais
* pendulo eletrostático
* geada
* água nos cristais
* massa maluca
* pirâmide alimentar
* reação química em meio sólido
* vulcão
* eletroimã
* balão a jato
* reações químicas
* higiene bucal
* indicador natural para ácido e base
* ossos da cabeça
* desnaturando proteinas
* e muitos outros temas....